Acupuntura para Doenças Neurológicas

A acupuntura é uma grande aliada no tratamento de doenças neurológicas, benéfica no alívio de dores de cabeça do tipo enxaqueca, cefaleia tensional e como tratamento complementar nas Neuropatias, Neuralgias, Paralisia facial, Doença de Parkinson, dentre outras.

É importante ressaltar que a acupuntura para doenças neurológicas deve ser realizada por médico qualificado e experiente, que possua conhecimento aprofundado sobre o sistema neurológico e suas condições específicas. Cada paciente é único, e o tratamento deve ser adaptado às necessidades individuais, levando em consideração a complexidade da doença e o histórico de cada pessoa.

Conheça mais sobre a acupuntura

Para entendermos sobre a acupuntura, precisamos entender um pouco sobre a filosofia chinesa e como os chineses encaram o adoecimento. Para eles, o homem está interligado intimamente com os fenômenos da Natureza e com os fluxos de energia do Universo. Esta relação está em constante transformação, e é dinâmica em relação ao homem com o seu interior e dele com o meio ambiente.

A acupuntura é uma das terapias englobadas pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que consiste no uso de agulhas de fino calibre inseridas em pontos específicos do corpo, ao longo dos canais de energia chamados de “meridianos”, que conduzem a energia do corpo (o chamado “Qi”).

O tratamento na acupuntura se inicia com uma detalhada história clínica, em que o médico acupunturista irá avaliar seus sintomas, medicações que usa, tratamentos médicos realizados, doenças prévias e seus hábitos de vida. Com base nessas informações, o médico acupunturista irá desenvolver um plano de tratamento personalizado para o paciente levando em consideração os padrões de desarmonia energética que estão originando seus sintomas.

Durante a sessão de acupuntura, o paciente é acomodado em uma maca, sua pele é higienizada com álcool 70% e, em seguida são inseridas agulhas finas e estéreis em pontos específicos do corpo, com base no plano de tratamento previamente desenvolvido. As agulhas permanecem por cerca de 20 a 40 minutos, e o paciente pode sentir uma sensação de formigamento, choque ou de leve pressão no local somente no momento da inserção da agulha.

A teoria por trás da acupuntura

É de equilibrar a energia do corpo, conhecida como “Qi” (pronuncia-se “chi”), que flui através dos meridianos, bem como a circulação de sangue (chamado de “xue”). Quando o fluxo de energia e/ou de sangue se encontra bloqueado ou deficiente, é o momento em que se instalam os sintomas como dores, inchaço, insônia e muitos outros. Ao estimular os pontos de acupuntura, o fluxo de energia é reestabelecido, restaurando-se o equilíbrio do corpo.

Além do tratamento com as agulhas, a MTC também utiliza outros métodos, como a moxabustão, que envolve a queima de um tipo de erva medicinal próximo a pele para estimular os pontos de acupuntura, ou acupressão, que envolve a aplicação de pressão em pontos de acupuntura usando os dedos.

A acupuntura é usada para tratar uma variedade de condições, incluindo dor crônica, enxaqueca, ansiedade, depressão, insônia, problemas gastrointestinais e muito mais. E para se estabelecer o tratamento adequado para cada paciente, é necessária a avaliação de médico especialista, que será capaz de avaliar o quadro clínico e indicar a melhor associação com a acupuntura.